A gente sabe que entrar na menopausa é algo que, sem dúvida, acontecerá com todas nós. No entanto, como entramos nessa fase é algo único. Cada corpo é um corpo e cada mulher uma mulher.
Porém os especialistas distinguem “4 tipos de menopausa”:
Menopausa natural ou espontânea
Isso acontece quando nossos ovários param de funcionar lentamente e, como resultado, paramos de menstruar naturalmente. Para a maioria de nós, isso acontece entre as idades de 45 e 55 (climatério). A idade mais comum para entrar na menopausa são 50 anos (dois mais, dois menos). A gente tá falando de pessoas não de matemática por isso sempre falamos de aproximados.
Menopausa Cirúrgica
Uma histerectomia que remove apenas o útero pode não danificar os ovários e, portanto, não causa menopausa. Mas, por exemplo, quando a cirurgia de remoção dos ovários (ooforectomia) deve ser realizada por causa de doenças como cistos ou câncer ou como profilaxia para reduzir as chances de desenvolver câncer de ovário de mama, ela causará uma menopausa abrupta. Isso é “menopausa cirúrgica”. Geralmente, por envolver uma cirurgia, esse tipo de menopausa pode ser antecipado, o que permite planejar com antecedência o tratamento para os sintomas que possam surgir.
Menopausa induzida ou artificial
A quimioterapia ou radioterapia como tratamento para o câncer afeta os ovários e isso pode levar à menopausa (induzida). Em alguns casos é temporário. Em outros não.
Também se sabe que em torno de 2/3 dos cânceres de mama são hormônio dependentes. O que isso significa? Que a exposição ao estrogênio ou progesterona causa o crescimento do tumor. Quando os médicos detectam que uma mulher tem tumor estrógeno dependentes usam basicamente dos medicamentos para inibir a estimulação hormonal. A primeira é o bloqueio do receptor de estrogênio com tamoxifeno e a segunda a inibição da síntese de estrogênio pelos inibidores de aromatase. Em resumo, estes medicamentos induzem a menopausa independente da idade que quem os toma.
Menopausa Precoce ou Falência Ovariana Prematura
A menopausa precoce ou falência ovariana prematura (FOP) acontece porque os ovários não liberam óvulos (ovulação) e tornam-se menos capazes de produzir hormônios antes dos 40 anos de idade. A menopausa precoce não é um distúrbio hormonal, mas sim a falência ovariana em uma mulher jovem. Cerca de um por cento das mulheres experimentam esse tipo de menopausa e a maioria dos casos não pode ser atribuído a uma causa determinante.
Porém ela pode ocorrer por vários fatores, como o histórico familiar, por exemplo. Existem trabalhos científicos que mostram interligação das idades da mãe com a da filha, porém esta não é a regra geral para uma FOP Interessante: a idade da menopausa não está relacionada à época da primeira menstruação. Ou seja, se você teve e a primeira menstruaçao muito nova não significa que vá ter uma menopausa precoce.
Outras razões pelas quais uma mulher pode passar pela menopausa precoce:
- Anomalias genéticas: como a síndrome de Turner, distúrbios que conferem um cromossomo Y (que normalmente atingem apenas os homens) e a síndrome do cromossomo X frágil.
- Doenças autoimunes: o corpo produz anticorpos anormais que atacam os tecidos do corpo, incluindo os ovários. Alguns exemplos disso são a tireoidite, o vitiligo e a miastenia grave.
- Distúrbios metabólicos: A doença de Addison e o diabetes são alguns exemplos.
- Infecções virais: caxumba por exemplo.
- Toxinas: tabaco e álcool em grandes quantidades.
https://www.minhavida.com.br/saude/materias/10203-diagnosticando-a-menopausa-precoce
https://ipgo.com.br/menopausa-precoce-ou-falencia-ovariana-prematura/
https://www.msdmanuals.com/pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/dist%C3%BArbios-menstruais-e-sangramento-vaginal-anormal/menopausa-precoce