Eles são a endorfina, a serotonina, a dopamina e a oxitocina, 4 neurotransmissores que seriam os responsáveis pela sensação de felicidade.
Tristeza, irritabilidade, mau humor, vivendo em uma “montanha-russa emocional”? Quem se sente identificada? A labilidade emocional é um dos sintomas do Climatério/Menopausa que mais incomoda quem está atravessando esta etapa. Viver em uma TPM (tensão pré-menstrual) constante não é nada agradável, não é?
E se te disséssemos que endocrinologistas e neurocientistas decidiram estudar o bem-estar (alguns até arriscam dizer felicidade) como um processo biológico para descobrir o que desencadeia essas sensações do ponto de vista físico …. Interessante, não?
O que descobriram? Que existem quatro neurotransmissores no nosso corpo que seriam os principais responsáveis por gerar as sensações de plenitude e bem-estar. Eles são também conhecidos como o “quarteto da felicidade” e está “formado” pela endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.
A autora do livro Habits of a Happy Brain, a Professora Loretta G. Breuning, comenta – em uma entrevista para a BBC de Londres – que “quando o cérebro emite uma dessas substâncias químicas, você se sente bem, mas elas não são produzidas o tempo todo. Cada substância química da “felicidade” tem uma função especial e é “desligada” assim que o estímulo se concluí”,
Vamos por partes … O que são neurotransmissores?
“Neurotransmissores são substâncias químicas responsáveis pela transmissão de sinais de um neurônio para outro por meio das sinapses.” Muito técnico, certo? Vamos simplificar:
Como se sabe, o cérebro é o “eixo central” que regula o funcionamento do corpo e da mente. Neste órgão são gerados os mais de 100 neurotransmissores que nosso corpo produz.
Estudos recentes estão prestando atenção em como podemos tirar proveito desses neurotransmissores para viver melhor. E como seria isso? Pois bem, usando-os a nosso favor para assimilar as situações desafiadoras da vida e enfrentá-las da melhor maneira possível, pois quando o cérebro emite um desses produtos químicos (endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina) nos sentimos melhor.
Eles são os 4 fantásticos: para que servem e como os ativamos
Endorfina
A endorfina é o nosso “analgésico natural”, pois a breve euforia que gera aumenta a resistência ao desconforto físico e emocional. Nosso “analgésico natural”, a breve euforia que gera aumenta a resistência ao desconforto físico e emocional. Também conhecido como “o hormônio da felicidade”, é secretado quando fazemos exercícios ou comemos algo muito saboroso.
Como ativá-la?
- Fazer exercícios físicos regulares (mais de 2 vezes por semana)
- Rir
- Escutar música
- Dançar
- Cantar
- •Trabalhar em equipe
- • Comer alimentos picantes
- • Praticar respiração consciente, meditação, yoga ou qualquer outra disciplina que conecte com seu “eu” interior
A Universidade de Oxford publicou um estudo no qual afirma que assistir a filmes tristes aumenta os níveis desse neurotransmissor. No No Pausa a gente prefere estimular as endorfinas com o riso, que está mais do que comprovado que ajuda a aumentar os níveis de endorfina no corpo. ☺
Serotonina
É um neurotrasmissor que atua diretamente nas emoções e poderia ser chamado “neurotransmissor de se sentir importante”. Quando nos sentimos amados nosso corpo produz serotonina gerando otimismo e bom humor. Sua ausência se expressa em sentimento de solidão e até depressão.
É por isso que muitos medicamentos antidepressivos atuam nos receptores de serotonina no cérebro. E não é só isso. Também regula a fome, os movimentos intestinais, o desejo de fazer sexo e dormir.
Como podemos aumentar seus níveis?
• pensar em lembranças felizes. Você sabia que um dos sintomas da depressão é que as pessoas que sofrem dela não conseguem se lembrar dos momentos felizes?
- Expor-se ao sol para ajudar a sintetizar vitamina D
- Receber massagens
- Fazer exercícios físicos aeróbicos, como correr e andar de bicicleta
- Agradecer
- Dormir o suficiente
- Tomar muita água
- Consumir alimentos ricos em aminoácido triptofano, como queijo, leite, ovos, frango, peixe, cenoura, amêndoas ou nozes
Dopamina
Este integrante do “quarteto da felicidade” é hot! A dopamina seria responsável por sentimentos como amor e luxúria, ou seja, é a “medidora do prazer”. É um neurotransmissor que concentra a felicidade que causa uma recompensa. E sobe até as nuvens quando nos apaixonamos!
Outro detalhe interessante sobre a dopamina é que ela também está relacionada à motivação e à relação custo-benefício. Ela é acionada quando você dá o primeiro passo em direção a uma meta e quando você a atinge.
Como ter mais dopamina no seu dia a dia?
- Fazer exercícios ao sol (a luz solar é essencial)
- Definir metas/objetivos de curto prazo
- Comemorar quando eles forem atingidos.
- Tomar muita água
- Dormir bem
- Comer alimentos com antioxidantes, como frutas, vegetais e chá verde
Oxitocina
A oxitocina, embora seja um neurotransmissor, costuma ser chamada de “o hormônio dos laços emocionais” ou “o hormônio do abraço”. Por quê? Porque é um composto cerebral vital na construção da confiança e da empatia, super necessário para desenvolver laços emocionais saudáveis.
Eles gostaram… Tem mais! É também responsável pela “química” mãe-filha/o e pelo sentimento pertencer a um grupo social. Também produz tranquilidade, reduzindo a ansiedade e o estresse e gerando uma sensação de confiança.
Baixa oxitocina? Recomendamos:
- Abraçar por mais de 20 segundos é uma maneira muito simples de obter um pico de oxitocina
- Concentrar-se em pensamentos positivos.
- Comer chocolate amargo
- Ter orgasmos (sozinhx ou acompanhadx)
Agora que temos essas informações, podemos colocar as sugestões em prática e ajudar nosso cérebro. Como dissemos, está comprovado que com as práticas corretas podemos ser mais felizes. É uma questão de identificar os momentos e ser constante na busca. Muita sorte!
Fuentes:
https://www.bbc.com/mundo/noticias-39333917
https://mayormente.com/el-cuarteto-de-la-felicidad-como-estimular-los-4-fantasticos-quimicos-de-la-felicidad-del-cerebro/
https://clinicamontull.com/es/el-cuarteto-de-la-felicidad/
https://www.sabervivirtv.com/endocrinologia/hormonas-felicidad_283
https://laopinion.com/2017/07/17/cinco-metodos-naturales-para-estimular-las-hormonas-de-la-felicidad/
https://www.theguardian.com/science/2016/sep/21/watching-a-sad-films-boosts-endorphin-levels-in-your-brain-psychologists-say
https://www.sciencemag.org/news/2016/09/sad-movies-help-us-bond-those-around-us-and-alleviate-pain