Olá, No Pausicxs! Como estão? O tópico de hoje fala de um sintoma que, com maior ou menor impacto, sentimos desde a puberdade: alterações nas mamas graças aos hormônios.
Ao longo de nossa vida “hormonalmente ativa”, vemos como o tempo e os hormônios influenciam nos nossos seios. Sim … os seios são uma das partes do nosso corpo que mais sente a chegada do climatério, seja porque dói ou pelas mudanças na sua estrutura e tamanho. Durante a perimenopausa, quando as flutuações hormonais são mais dramáticas, é comum que os seios fiquem maiores ou menores ou mudem de forma durante esse período.
E não nos iludamos: a questão estética desempenha um papel muito importante nessas mudanças, pois não só a estrutura da glândula mamária que muda, mas com o tempo as mamas perdem a maciez e a tonicidade que as caracterizavam.
A queda do estrogênio durante o climatério, faz com que as mamas percam colágeno, elastina, tecido adiposo (gordura) e tecido mamário (alvéolos e dutos mamários). É por isso que muitas reclamam que “encolhem”, ficam menos “cheios” e muitas vezes diminuem de tamanho. Além disso, a pele fica mais fina e podemos notar uma “queda”.
E aí vem o interessante: em algumas mulheres acontece o contrário e há um aumento de tamanho. E por que isso acontece?
Como sabemos por outras matérias do No Pausa, a partir dos 45 anos, os níveis de estrogênio começam a flutuar dramaticamente. A partir dessa informação, poderíamos pensar que menos estrogênio significa seios menores, uma vez que as glândulas que produzem leite encolhem (porque nos preparamos para nossa etapa não reprodutiva).
Mas não para todas. Os níveis de estrogênio devem ser “neutralizados” pela progesterona, que diminui 120 vezes mais rápido que o estrogênio durante o Climatério. Resultado: o que os médicos chamam de “predominância do estrogênio”, que pode manter os seios grandes (e até aumentar) mesmo quando os níveis gerais de estrogênio caem.
O aumento dos seios também pode estar relacionado com:
· A tendência a ganhar peso em todas as partes do corpo, incluindo o peito
· Retenção de líquidos
Adoraríamos dizer que é apenas hormonal, porém … um dos estudos mais detalhados sobre o assunto – publicado na Holanda – descobriu que cerca de 1 em cada 5 mulheres experimentou um aumento no tamanho dos seios após a menopausa. O interessante: mais do que os hormônios, o fator mais importante associado a esse aumento no tamanho dos seios foi o ganho de peso.
E eles estão relacionados. Como? Nesta etapa, a gordura e o estrogênio se “juntam” e o estrogênio dominante atua como um ímã para a gordura, armazenando-a em certas áreas, como seios e abdômen.
Outro fator? Aos 30 anos, nossos seios estão formados por mais tecido glandular que por tecido adiposo, em uma proporção aproximada de 90/10, aos 50 anos esta proporção costuma ser 50/50, e na menopausa a proporção entre o tecido glandular e a gordura é de 20 a 25 por cento de glândulas e 80-75 por cento de gordura. Daí o grande impacto do ganho de peso no tamanho das mamas nessa fase e na seguinte (pós-menopausa).
E por que é importante saber disso? Conhecer todas essas alterações ajuda não só a identificá-las como típicas dessa fase, mas também a não confundi-las com alguma patologia mamária.
ATENÇĀO: o mamilo também pode sofrer alterações. A aréola pode encolher e alterar a intensidade de sua cor.
Quando procurar umx médicx:
Consulte umx médicx quando outros sintomas acompanharem a mudança no tamanho dos seios, como:
· Mudanças perceptíveis no tamanho e na forma das mamas, principalmente se ocorrerem apenas de um lado
· Mudanças na textura da pele
· Secreção inexplicada do mamilo
· Inchaço ou caroço na axila ou ao redor da clavícula
· Área protuberante ou anormalmente firme na mama
· Dor persistente na mama
Isso aconteceu com você?
Fontes:
https://www.infosalus.com/mujer/noticia-pecho-grandes-perjudicados-menopausia-20160723085948.html
https://carefirst.staywellsolutionsonline.com/Spanish/RelatedItems/85,P03274
https://www.stanfordchildrens.org/es/topic/default?id=normalbreastdevelopmentandchanges-85-P03274
https://www.menopausenow.com/es/dolor-en-los-senos
http://www.nhs.uk/conditions/breastpaincyclical/Pages/Introduction.aspx
http://www.womenshealth.gov/breast-cancer/screening-diagnosis-mammogram-breast-exam/